Nos campos agrícolas do mundo todo, a água é um recurso indispensável para garantir o crescimento saudável das culturas. Mesmo no Brasil, em que as condições geográficas são muito favoráveis para os mais diversos cultivos, há regiões onde o acesso aos recursos hídricos é muito difícil.
Onde a água não é abundante ou nem sequer chega, a irrigação é o caminho encontrado para driblar esse tipo de problema. Assim podendo fornecê-la de forma eficiente para as plantações e pastagens.
No entanto, esses sistemas geram um grande consumo de energia elétrica ou de outras fontes que utilizam combustíveis fósseis. Isso os torna caros e altamente poluentes.
Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e os custos associados à agricultura, a busca por soluções mais eficientes e econômicas tornou-se uma prioridade. Nesse cenário destaca-se o uso da energia solar para mover os sistemas de irrigação.
Quer saber mais? Neste post vamos falar sobre como os sistemas de irrigação solar são soluções inteligentes que ajudam os produtores rurais.
Como funciona um sistema de irrigação solar
Os sistemas de irrigação movidos a energia solar funcionam aproveitando a luz do sol para gerar eletricidade, que é então usada para alimentar bombas de água e outros dispositivos necessários para irrigação.
O processo é relativamente simples: os painéis solares instalados nos campos convertem a luz do sol em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. Essa eletricidade é então armazenada em baterias (opcional) ou utilizada imediatamente para operar as bombas de água e sistemas de irrigação.
Aplicações nos mais diversos cultivos
Os sistemas de irrigação solar podem ser utilizados em diversos tipos de culturas, como: frutas, hortaliças, grãos (milho, soja, trigo), pastagens (para criação de gado e outros animais), e flores, por exemplo.
Esses sistemas podem ter configurações de várias maneiras, dependendo das necessidades específicas da área de cultivo. Eles podem irrigar grandes extensões de terras agrícolas ou até mesmo pastagens para o gado.
Benefícios da irrigação solar
Uma das principais vantagens dos sistemas de irrigação solar é a redução significativa nos custos operacionais. Ao utilizar energia solar gratuita e renovável, os agricultores podem eliminar ou reduzir drasticamente sua dependência de combustíveis fósseis. Que são caros e prejudiciais ao meio ambiente.
Ainda, ao optar pela energia solar, os produtores rurais estão fazendo uma escolha mais sustentável. Essa é uma fonte limpa, que não emite poluentes atmosféricos nem contribui para as mudanças climáticas. Além disso, ao reduzir a necessidade de utilizar água de fontes de energia não renováveis, os sistemas de irrigação solar ajudam a preservar os recursos hídricos.
Os sistemas de irrigação solar são altamente eficientes. Pois operaram durante o dia, quando a demanda por água fica maior devido à transpiração das plantas e à evaporação da água do solo.
Além disso, a tecnologia de monitoramento remoto permite que os agricultores otimizem o uso da água. Dessa forma garantindo que ela se aplique apenas quando e onde necessário.
Conte com o Grupo SV
Os sistemas de irrigação movidos a energia solar representam uma solução inovadora e sustentável para as necessidades agrícolas. Além de proporcionar uma fonte de energia limpa e acessível, esses sistemas ajudam a reduzir os custos operacionais e a mitigar os impactos ambientais da agricultura.
Ao investir em irrigação solar, os produtores rurais melhoram a eficiência de suas operações e também contribuem para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente para a agricultura.O Grupo SV conta com produtos próprios para atender as mais diversas necessidades de energia solar no campo. Nossa equipe está pronta para lhe ajudar.
Solicite seu orçamento de sistemas de bombeamento solar com a Lesto e leve mais sustentabilidade, segurança e economia para seu negócio.