Energia solar aumenta a eficiência e a sustentabilidade na avicultura 

A avicultura é um dos setores-chave da economia brasileira, responsável por uma fatia significativa da produção de proteína animal global. Porém, como em muitos negócios intensivos em capital, os custos operacionais podem representar um desafio para os produtores. Um dos maiores gastos é com a energia elétrica, essencial para manter condições ideais de iluminação, ventilação e até de hidratação para as aves. 

Nesse sentido, a energia solar se apresenta como uma solução promissora para reduzir custos, impulsionar a evolução e promover a sustentabilidade nas operações avícolas.

Neste post vamos trazer mais informações sobre essa atividade tão importante para o Brasil e como a tecnologia fotovoltaica pode auxiliar. 

A importância da avicultura 

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e em 2023 bateu recorde com  5,138 milhões de toneladas, alta de 6,6% em relação a 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Para se ter noção da grandiosidade desse resultado, foi a primeira vez que a marca de 5 milhões de toneladas em um ano foi alcançada. Japão e China são os principais destinos dessa proteína produzida por aqui. Somos, ainda, o quinto maior exportador de ovos. 

O desafio de reduzir custos nas granjas

A criação de aves demanda de alguns custos, como o com eletricidade. Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o custo com energia na produção avícola pode chegar a até 35% do custo total de produção.

Felizmente, muitos avicultores já estão colhendo os frutos da transição para a energia solar. Até meados de 2022, cerca de 4 mil avicultores no estado do Paraná estavam gerando sua própria energia a partir do sol, representando um aumento de 70% em relação a 2021.

Assim, para incentivar os produtores a adotarem práticas sustentáveis, como a integração de energia fotovoltaica em suas operações, a ABPA lançou uma campanha chamada  “Good Food”, destacando casos de sucesso que incentivam os demais. 

Além disso, existem linhas de crédito especiais para os produtores rurais poderem acessar alternativas mais sustentáveis para suas atuações.

Benefícios econômicos e ambientais da energia solar

Os benefícios da energia solar para os produtores rurais são inegáveis. A redução dos custos com eletricidade pode chegar a até 90%, especialmente em propriedades com grande demanda por energia. Além disso, o investimento inicial em sistemas para a geração própria de energia é relativamente baixo quando comparado aos gastos contínuos com eletricidade.

Ao liberar recursos anteriormente destinados à conta de luz, os produtores têm a oportunidade de reinvestir em suas operações, modernizando equipamentos e aumentando a eficiência da produção. Isso não apenas impulsiona o crescimento dos negócios no campo, mas também contribui para a sustentabilidade a longo prazo do setor.

Além dos benefícios econômicos, a energia solar corrobora com a redução do impacto ambiental da avicultura. Optando por fontes de energia limpa e renovável, como a solar, as operações avícolas podem diminuir sua pegada de carbono e reduzir sua dependência de combustíveis fósseis.

Uso da energia solar em granjas

Os painéis solares podem ser instalados nos telhados dos galpões avícolas ou no solo, aproveitando ao máximo o espaço e a luz solar disponível. A energia gerada pode alimentar não apenas as operações avícolas, mas também as residências e outras atividades na propriedade. 

Além disso, a energia gerada pode ser transformada em créditos para serem utilizados em momentos com menor geração ou em outras propriedades do mesmo titular. 

Para além do uso em sistemas fotovoltaicos, a energia solar pode ser utilizada para alimentar sistemas de bombeamento solar. Que além de proporcionar economia nas contas de energia, também garante o suprimento de água de maneira sustentável e autônoma da rede da concessionária.

Chegou a hora de utilizar energia solar na sua granja

A energia solar oferece uma solução econômica e sustentável para os desafios energéticos enfrentados pela avicultura assim como em outras produções. Ao adotar essa tecnologia inovadora, os produtores conseguem reduzir os custos operacionais e fortalecer a resiliência de suas operações, além de contribuírem para um futuro mais sustentável para o setor avícola brasileiro. Se esses são seus objetivos, o Grupo SV pode ajudar a escolher e aplicar o melhor projeto para a sua propriedade. Conte conosco

PROJETOS ESPECIAIS

DIMENSIONE COM A GENTE!